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Estudos de Psicologia (Campinas), Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2004
  • Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação Artigos

    Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal; Amaral, Vera Lúcia Adami Raposo do

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa teve por objetivo realizar um estudo de validação da "Escala de Avaliação de Depressão para Crianças" de Amaral e Barbosa (1990). Durante a realização da pesquisa a escala inicial foi modificada, obtendo-se quatro versões. Foi realizada análise semântica dos itens junto a duas amostras de crianças (N= 12 e N= 4). A seguir, quatro psicólogos clínicos e três psiquiatras analisaram a pertinência dos itens ao construto. E, finalmente, a escala foi aplicada à amostra de 362 estudantes, de escolas públicas e particulares, para o estudo da precisão e da validade de construto. Utilizou-se a análise fatorial exploratória; os índices de poder discriminativo dos itens, desvio-padrão e correlação corrigida item-total de Pearson; e o cálculo do Coeficiente Alfa (a), de Cronbach. Na compreensão semântica dos itens um item foi excluído e três foram reformulados. Não houve itens descartados na análise de juízes. Na análise fatorial exploratória observou-se que as quatro primeiras dimensões explicam 33,36% da variabilidade total dos dados, com autovalores acima de 1,4. Quatro itens foram descartados por apresentarem carga-fatorial menores do que 0,40. Na análise do poder discriminativo dos itens eliminaram-se seis itens com correlação item-total próximas de zero. A escala final ficou composta de 24 itens distribuídos segundo quatro fatores: resposta afeto-disfórico (a= 0,70); resposta afetivo-emocional com conteúdo de ansiedade (a= 0,65); resposta fisiológico-autonômica (a= 0,56); e resposta cognitiva com conteúdo de auto-estima (a= 0,50).

    Resumo em Inglês:

    The aim of this survey is to perform a validity assessment of the "Children Depression Evaluation Scale" from Amaral and Barbosa (1990). Through the research, the initial scale has been modified, resulting in four versions. It has been carried out a semantic analysis of the items with two samples of children (N= 12 and N= 4). Subsequently, four Clinical Psychologists and three Psychiatrists analyzed the pertinence of the items to the construct. Finally, the scale was applied to the 362 students from public and private schools, for the study of the precision and the validity of the construct. It was used the exploratory factorial analysis; the discriminative power index of the items, standard-deviation and Pearson's item-total corrected correlation; and the Cronbach's Alfa Coefficient calculation (a). In the semantic comprehension of the items, one item has been excluded and three items reformulated. There has been no disregard items in the judges analysis. In the exploratory factorial analysis it has been observed that the first four dimensions explained 33,36% of the total variability of the data, with self values over 1.4. Four items were discarded due to presenting factorial-load under 0.4. In the discriminative power analysis of the items, six items were eliminated with total-item correlation close to zero. The final scale comprised 24 items distributed according to four factors: disforical affection response (a= 0,70); emotional-affective response with anxiety contort (a= 0,65); autonomous-physiological response (a= 0,56), and cognitive response with self-esteem content (a=0,50).
  • Temperamento: onze anos de levantamento no Psychological Abstracts Artigos

    Guzzo, Raquel Souza Lobo; Riello, Isabel Cristina; Primi, Ricardo; Serrano, Magali; Ito, Patrícia do Carmo Pereira; Pinho, Cristina Coutinho Marques

    Resumo em Português:

    Análise da produção científica é um dos pré-requisitos para análise do desenvolvimento científico. Considerando o ressurgimento do temperamento no meio científico nas últimas décadas, este trabalho teve como objetivo verificar o "estado da arte" deste tema. Foi utilizado como suporte bibliográfico o Psychological Abstracts, considerando-se as áreas temáticas: Psicometria, Estatística e Metodologia; Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia da Personalidade e Psicologia Educacional. Os dados foram computados em um quadro com indicação do autor, data, volume, número, tema, revista, faixa etária e tipo de artigo (teórico ou pesquisa). Os resultados foram tabulados relacionados à área temática, ao tipo de artigo e à faixa etária. Predominaram no levantamento artigos da área temática Psicologia do Desenvolvimento, artigos do tipo pesquisa e a maioria abordava a faixa etária infantil. Estes resultados confirmam dados da literatura contemporânea que revelam que o temperamento é considerado um dos componentes da personalidade e tem adquirido novas ênfases em Psicologia do Desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    Analysis of scientific production is one of the most important step for analysis of the scientific development. Considering the renaissance of temperament in the scientific way in the last decades, this study had as objective to verify the " state of the art " of this theme. It was used as bibliographical support Psychological Abstracts, being considered the thematic areas: Psychometric, Statistics and Methodology; Development Psychology; Personality Psychology and Education Psychology. The data were computed in a picture with the author's indication, its date, volume, number, theme, journal, age group and article type (theoretical or researches). The results were tabulated related the thematic area, article type and age group. They prevailed in the rising, goods of the area thematic Development Psychology, articles type research and most approached the child's age group. These results confirm data of the contemporary literature that the temperament is considered one of the components of the personality and has been acquiring new emphases in Development Psychology.
  • Evolução dos processos de triagem psicológica em uma clínica-escola Artigos

    Perfeito, Hélvia Cristine Castro Silva; Melo, Sandra Augusta de

    Resumo em Português:

    Este trabalho é um relato de experiência sobre a evolução dos processos de triagem em um serviço de Psicologia aplicada de uma universidade federal. Apresenta breve histórico desse serviço de extensão na universidade e na rede de atendimento à saúde pública; procura compreender o desenvolvimento de suas rotinas no âmbito acadêmico, técnico e assistencial; observa que a evolução desses procedimentos está relacionada com a busca de ocupação de um lugar que venha articular ensino, pesquisa e extensão e conclui, finalmente, que o serviço em questão não pôde realizar esta tarefa por causa de questões institucionais, ou seja, das dificuldades de integração e articulação entre os diferentes segmentos envolvidos, gerando a necessidade de se repensar e construir uma nova prática.

    Resumo em Inglês:

    This paper is an experience report about the evolution of the triage processes in a applied psychology service of a federal university: shows a brief history of this extension service that attends the public health net; it looks for to comprehend the development of its routines in the academic, technical and assistance field; observes that the evolution of these proceedings connects to the search of a role to articulate the teaching, research and extension and finally concludes that, this service, can not manage this task because the institutional issues, it means, the difficulties of integration and articulation between the different parts involved, creating the need to change and build a new practice.
  • Conhecimento em avaliação psicológica Artigos

    Noronha, Ana Paula Porto; Alchieri, João Carlos

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de estudantes de psicologia a respeito de conteúdos relacionados à avaliação psicológica. Participaram 342 alunos de duas instituições de ensino do interior, sendo uma de São Paulo e outra do Rio Grande do Sul. Para a realização do estudo foi elaborado um inventário de 45 itens, com questões dicotômicas, com o objetivo de investigar o conceito de avaliação, o uso de instrumentos e a aprendizagem de testes. Os resultados indicaram que houve diferença entre as instituições e que sujeitos sem acesso aos conteúdos de avaliação tiveram desempenhos menores do que os alunos que já cursaram disciplinas relativas à avaliação.

    Resumo em Inglês:

    The present study had as aim to analyze the knowledge of psychology students regarding contents related to the psychological assessment. Participated 342 students, from an institution of education in the interior of the province of São Paulo and other of Rio Grande do Sul. For the accomplishment of the study a 45 items test was elaborated with dichotomy questions, whose objective was to investigate the concept of assessment, the use of tests and the learning of tests. The results have indicated that there was difference among the groups and that students without courses of psychological assessment have gotten better performances than the ones.
  • A criança hospitalizada: análise de um programa de atividades preparatórias para o procedimento médico de inalação Artigos

    Soares, Maria Rita Zoéga; Bomtempo, Edda

    Resumo em Português:

    A hospitalização infantil beneficia-se com intervenção psicológica para promover a modificação do comportamento de pacientes. Foram propostos procedimentos observacionais e experimentais para avaliar um programa de atendimento a crianças expostas ao procedimento médico de inalação, tendo como objetivo a diminuição da freqüência de ocorrência de comportamentos concorrentes e o aumento nos comportamentos de adesão. A Observational Scale of Distress Behavior (OSDB) possibilitou o registro das categorias comportamentais. Participaram do estudo, 20 crianças, distribuídas em grupos experimental e controle. Crianças pertencentes ao grupo experimental submeteram-se a um programa que incluiu estratégias relacionadas à leitura, à simulação, ao relaxamento e à fantasia. A análise dos dados demonstrou que os participantes do grupo experimental apresentaram um padrão comportamental mais adaptativo. Relações funcionais foram explicitadas para melhor compreensão do comportamento dos participantes. Os resultados obtidos pretendem subsidiar o desenvolvimento de programas de preparação para procedimentos médicos.

    Resumo em Inglês:

    Children's hospitalization needs psychological intervention to promote patient's better behavior. Experimental and observational procedures were proposed to assess an assistantship program for hospitalized children during an inhalation medical procedure, observing the decrease of concurrent behavior and the increase of adequate behavior. The Observational Scale of Distress Behavior (OSDB) was used to register the infant behavior categories. This research was carried out with 20 children distributed in an experimental group and a control group. Children from the experimental group were submitted to program which included the development of reading related strategies, simulations, relaxation techniques and fantasy. The data analysis demonstrated that the experimental group showed a more adequate behavior pattern. Furthermore, the functional relationships in the hospital environment were better understood thus improving patient behavior. Results from this study may subsidize the development of psychological programs for medical procedures in hospitals.
  • Interlocuções entre o plantão psicológico e o psicodiagnóstico colaborativo Artigos

    Yehia, Gohara Yvette

    Resumo em Português:

    A busca de novas formas de atendimento psicológico em instituições, que se preocupam com os serviços oferecidos à população que as procura, resultou no desenvolvimento de práticas como o plantão psicológico, serviço cada vez mais oferecido em instituições para acolher o cliente, e o psicodiagnóstico colaborativo que se propõe a uma intervenção que, tradicionalmente, é deixada para momentos posteriores, quando da realização da psicoterapia, caso indicada. A partir de depoimentos de alunos de um curso de aperfeiçoamento em psicodiagnóstico colaborativo, oferecido no Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP, onde habitualmente são desenvolvidas as atividades referentes ao plantão psicológico, o presente trabalho tem como objetivo focalizar as possíveis interlocuções entre estas práticas, assim como sua contribuição para o acolhimento do cliente e a formação do aluno.

    Resumo em Inglês:

    The search for new ways of psychological care in institutions worried about the services offered to people who come for it, led to the development of practices as psychological duty, a service that has been more and more offered to receive the client, and the collaborative assessment that aims an intervention, traditionally postponed when psychotherapy begins, when necessary. Based on statements of students from an improvement course, on collaborative assessment, at the Serviço de Aconselhamento Psicoló-gico - USP, where usually are developed activities related to psychological duty, the present research aims to focus the possible dialogue between these practices, and their contribution to the reception of the client and the training of the students.
  • O método de Rorschach e a Psicopatologia Fenômeno-estrutural Artigos

    Amaral, Anna Elisa de Villemor

    Resumo em Português:

    O método de Rorschach foi, desde sua criação, centro de importantes investigações em psicopatologia. Por tratar-se de um método de estudo da personalidade baseado na análise de respostas a estímulos não estruturados, serve de base para a observação dos fenômenos psíquicos complexos relacionados com os processos de percepção, associação, projeção, e também da comunicação e expressão verbal. Daí provêm a riqueza das análises feitas sobre o material coletado, a profundidade e o alcance das observações e conclusões obtidas e a diversidade de metodologias empregadas para tal fim. Dentre os diversos sistemas de análise e interpretação desenvolvidos e bastante em uso, embora menos conhecida em nosso país, encontra-se a metodologia fundamentada nos princípios da Psicopatologia Fenômeno-estrutural, baseada no estudo da linguagem e da visão em imagens. Sua contribuição para a compreensão do funcionamento normal e patológico é bastante significativa e, sendo assim, o objetivo deste artigo é contribuir para a difusão dessa teoria e desse método de análise, demonstrando sua riqueza para a compreensão diagnóstica do indivíduo.

    Resumo em Inglês:

    The Rorschach method is a source of several studies in psychopathology due to its origins and foundations. It constitutes a method for personality assessment based on the responses given to non structured stimulus which allows the observation of complex psychological phenomena related to perception, association, projection and the verbal expression. This fact permits the various methodologies of analysis developed all over the world, each point of view with its scope and importance. Among the several systems we can found the method based on the Phenomeno-structural psychopathology that proceeds with the analysis of the language and the imagery, bringing important contribution for the comprehension of the normal and the pathological functioning. The purpose of this article is to contribute to the diffusion of this theory and this method in our country, showing it's value for the psychological assessment.
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