Acessibilidade / Reportar erro

Conduta suicida em adolescentes e violências intrafamiliares e de gênero: revisão narrativa

Resumo

Objetivo:

Trata-se de uma revisão narrativa com o objetivo de pensar sobre como as violências intrafamiliares e de gênero podem engendrar sofrimento psíquico e conduta suicida em adolescentes.

Método:

As bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Eletronic Library Online foram consultadas em busca de publicações sobre fatores de risco para tentativas de suicídio e ideação suicida em adolescentes, no período de 2010 a 2020.

Resultados:

Verificou-se a violência intrafamiliar como fator de risco para ideação e tentativas de suicídio em adolescentes. A maioria das tentativas de suicídio são de adolescentes entre 15 e 19 anos, principalmente por ingestão de fármacos. Evidenciou-se que a violência de gênero, sobretudo a homofobia, constitui-se um fator de risco para ideação e tentativas de suicídio entre adolescentes, sobretudo no que se refere aos adolescentes bissexuais.

Conclusão:

Há a necessidade de promover intervenções relativas à educação sexual nas escolas, além de espaços de diálogos acerca do suicídio e modificação do viés binário nos estudos acerca das sexualidades adolescentes.

Palavras-chave
Adolescente; Sexualidade; Suicídio

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br