Acessibilidade / Reportar erro

Análise dos itens da Triagem de Indicadores de Altas Habilidades / Superdotação

Resumo

Objetivo:

O presente estudo visou ampliar as evidências de validade de construto do instrumento Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, por meio da análise dos seus itens, em relação aos índices de ajuste ao Modelo de Resposta Graduada, bem como interpretar o sentido das escalas formadas pelos itens.

Método:

A amostra foi composta por 666 estudantes (64,7% meninos). O instrumento, composto por 42 itens que avaliam cinco dimensões (capacidade intelectual geral, liderança, criatividade, habilidades acadêmicas especificas e talento artístico), foi respondido por 224 professores.

Resultados:

Os resultados indicaram que todos os itens apresentaram índices de ajuste infit/outfit dentro do valor esperado, entre 0,5 e 1,5. A precisão dos fatores, estimada pelo modelo de resposta graduada, variou entre 0,74 e 0,85.

Conclusão:

Os resultados permitiram a elaboração de uma proposta de interpretação referenciada no item, bem como a identificação dos itens que se mostram mais eficazes em discriminar indivíduos com habilidade acima da média.

Palavras-chave:
Escala de avaliação comportamental; Avaliação educacional; Necessidades educativas especiais; Educação Especial

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br