Acessibilidade / Reportar erro

Ensinando diagnóstico diferencial com Anakin Skywalker: o duelo entre transtorno da personalidade borderline e transtorno bipolar

Resumo

Objetivo:

Publicações de outrora utilizaram um dos principais fenômenos da cultura pop, Star Wars, para ensinar diversas questões sobre psiquiatria, demonstrando que usar os filmes da série para ensinar tais assuntos pode facilitar a compreensão de temas desafiadores. O objetivo deste artigo é aprofundar as questões do diagnóstico diferencial de dois transtornos psiquiátricos.

Métodos:

Nós examinamos e comparamos as especificidades do transtorno de personalidade borderline e transtorno bipolar à luz do personagem fictício dos filmes Star Wars, o vilão Darth Vader/Anakin Skywalker.

Resultados e Conclusão:

As considerações sobre o diagnóstico de Darth Vader devem ser interpretadas como um exercício acadêmico com dois objetivos principais: discutir o diagnóstico diferencial entre transtorno de personalidade borderline e transtorno bipolar de forma ilustrativa, suave e lúdica; e ensinar como relacionar os comportamentos com critérios diagnósticos, neste caso, especificamente relacionados ao transtorno de personalidade borderline.

Palavras-chave:
Diagnóstico; Filme; Transtornos de personalidade; Método de ensino

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br