Acessibilidade / Reportar erro

Logoterapia de grupo de intervenção e medidas de desempenho para redução do phubbing na Geração Z

Resumo

Objetivo

Este estudo tem como objetivo explorar em profundidade como aplicar a logoterapia a pessoas que são praticantes de phubbing.

Método

A metodologia da pesquisa dispõe de métodos mistos, com uma abordagem sequencial em uma população de 110 estudantes praticantes de phubbing. As amostras foram obtidas por amostragem proposital, respeitando uma faixa etária de 10 a 25 anos, resultando em 16 estudantes. A amostra foi determinada com base nos resultados da análise da escala de phubbing, usada para obtenção de dados quantitativos, e nas recomendações da escola – dados provenientes de instrumentos de pesquisa em fichas de observação e entrevistas de dados qualitativos.

Resultados

Os resultados do estudo mostraram que houve melhorias, como evidenciado pelas mudanças na pontuação da escala de phubbing antes e depois de receber o tratamento.

Conclusão

Concluímos que a Logoterapia reduz efetivamente o phubbing na Geração Z.

Palavras-chave
Geração Z; Logoterapia em grupo; Phubbing

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br