Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas de estresse, ansiedade e depressão em estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19

Resumo

Objetivo

Investigar de que maneira a exposição à doença e as alterações nas condições de trabalho influenciaram na percepção dos níveis de estresse, ansiedade e depressão desses alunos.

Método

405 estudantes de instituições de Ensino Superior brasileiras responderam a um formulário on-line composto por um questionário sociodemográfico e de exposição à COVID-19 e escalas de estresse, ansiedade e depressão.

Resultados

Verificou-se que a prevalência de estresse, ansiedade e depressão entre os participantes foi, respectivamente, 56,8%, 41,7% e 37,0%. Além disso, o estresse assumiu um papel de mediador dos níveis de ansiedade e depressão.

Conclusão

Os dados do presente estudo podem subsidiar a elaboração de ações institucionais que auxiliem os estudantes a manejar melhor as dificuldades advindas da pandemia e/ou de outras fontes de estressores que impactam a vida acadêmica.

Palavras-chave
Infecções por coronavírus; Saúde mental; Estudantes; Universidades

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br