Acessibilidade / Reportar erro

Empatia afetiva e cognitiva entre estudantes universitários da saúde, exatas e humanas: um estudo transversal

Resumo

Objetivo

Comparar os níveis de empatia afetiva e cognitiva entre estudantes universitárias das áreas da saúde, exatas e humanas foi o objetivo desse estudo.

Método

Trata-se de um estudo transversal realizado de forma on-line com a participação de 519 estudantes das humanas, saúde e exatas. Os dados foram coletados através de um questionário sociodemográfico e a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal.

Resultados

Os estudantes eram predominantemente do sexo feminino (74,4%). Diferença estatisticamente significativa foram identificadas na comparação da empatia total e dos domínios afetivo e cognitivo. Os estudantes da saúde apresentam maiores níveis de empatia total e empatia afetiva. Enquanto o domínio cognitivo é apresentado em maiores níveis pelos estudantes das exatas comparado aos da saúde e humanas.

Conclusão

Conclui-se que os estudantes de saúde apresentam maiores níveis da empatia e do domínio afetivo, enquanto os estudantes das exatas apresentam maiores níveis da empatia cognitiva.

Palavras-chave:
Estudos transversais ; Empatia ; Habilidades sociais ; Estudantes de medicina

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br