Acessibilidade / Reportar erro

Os jovens seguem usando narguilé apesar do conhecimento dos possíveis riscos à saúde

Resumo

Objetivo

É preocupante notar que os usuários sigam usando o narguilé, embora a literatura aponte que o seu uso cause danos irreversíveis à saúde. Esse estudo avaliou a percepção dos usuários de narguilé e a interferência do seu consumo sobre a saúde.

Método

Esse é um estudo qualitativo. Uma amostra intencional de usuários foi recrutada. Os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada. Todas as entrevistas foram avaliadas pelo método de análise de conteúdo.

Resultados

A maioria dos discursos apontou que os entrevistados conhecem os malefícios à saúde advindos do uso de narguilé. Entretanto, os efeitos sobre a saúde mental raramente foram lembrados pelos entrevistados, embora muitos deles já estivessem em uso problemático de tabaco, álcool e ou de outras drogas. A percepção de controle sobre o uso, o poder reforçador dos efeitos e a ausência de experiências pessoais negativas com o narguilé são importantes motivadores para seguir o uso.

Conclusão

Campanhas educativas e medidas para a redução e o controle do uso devem ser encorajadas.

Palavras-chave
Estudos transversais; Narguilé; Pesquisa qualitativa; Tabaco

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br