Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia dos aplicativos móveis como ferramentas de intervenção na ideação suicida: uma revisão sistemática e meta-análise

Resumo

Objetivo

Avaliar a eficácia dos aplicativos desenvolvidos para intervenção no risco de suicídio em adultos.

Método

As buscas por artigos foram realizadas em quatro bancos de dados (PubMed, Web of Science, Scopus e PsychINFO). Para a meta-análise, utilizamos modelagem de efeito fixo para avaliar o desfecho primário. O registro no PROSPERO é CRD42020163876.

Resultados

Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, seis estudos permaneceram na revisão sistemática, dos quais quatro foram elegíveis para a meta-análise. Não houve diferença, ou uma pequena tendência a favor da condição de controle (tratamento usual) em comparação com aplicativos.

Conclusão

Os aplicativos parecem ser tão eficazes quanto os tratamentos padrões na redução de ideação suicida. Os resultados devem ser interpretados com cautela, pois todos os estudos apresentaram viés em seu desenho.

Palavras-chave
Msaúde; Saúde móvel; Smartphone; Telemedicina; Telepsicologia

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br