Acessibilidade / Reportar erro

Estrutura comparativa de semelhanças e diferenças entre árvore e modelo cognitivo da Teoria Cognitivo-Comportamental

Resumo

Objetivo

Este artigo buscou analisar as percepções de pais e professores a respeito da trajetória escolar de crianças adotadas. Para isto, entrevistamos professores do Ensino Fundamental (3º ao 7º ano) e pais adotivos, investigando como compreendem a existência de possíveis sucessos e dificuldades escolares nas crianças adotadas, e se há relação entre adoção e atuação escolar.

Método

A pesquisa é qualitativa, exploratória, documental, fundamentada na Metáfora Conceptual, na Teoria Cognitivo-Comportamental e na Metodologia de Ensino com Analogias e parte da hipótese da existência de uma metáfora conceptual em que “o modelo cognitivo se estrutura como uma árvore”, transpondo características entre ambos. Verifica-se, classifica-se e analisa-se a comparação por meio de raciocínio analógico e do preenchimento de quadros comparativos entre veículo e alvo.

Resultados

Os resultados apontam a complexidade e o potencial da comparação, caso seja tratada sistemática e metodologicamente.

Conclusão

A hipótese de pesquisa é corroborada.

Palavras-chave
Terapia cognitivo-comportamental; Psicologia cognitiva; Metáfora

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br