Acessibilidade / Reportar erro

Virtualização dos cuidados emergenciais psicológicos em saúde mental na pandemia da COVID-19

Resumo

Objetivo

A emergência sanitária e humanitária causada pela pandemia da COVID-19 e as medidas de distanciamento e isolamento social adotadas exigiram novos modos de cuidado em saúde mental. O presente artigo objetiva descrever as possibilidades e os desafios da virtualização dos cuidados emergenciais, especificamente o plantão psicológico e os primeiros cuidados psicológicos.

Método

Foi realizada revisão integrativa da literatura no período de 2016 a 2021 em bancos de dados.

Resultados

Foram selecionados 13 artigos, que culminaram nos temas: práticas de cuidado emergencial em momentos de crise; e implementação da virtualização com suas potencialidades e limites.

Conclusão

Conclui-se que os atendimentos virtuais são uma forma de democratizar o acesso aos serviços de saúde mental, mas esse processo apresenta limitações. Em todo caso, é preciso realizar mais estudos para aumentar o alcance dos atendimentos virtuais nos cuidados emergenciais em saúde mental, para que seja possível maximizar as potencialidades dessa modalidade.

Palavras-chave
Intervenção na crise; Tecnologia da informação; Saúde mental

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br