Acessibilidade / Reportar erro

Adoção no Contexto Escolar: explorando olhares

Resumo

Objetivo

Este artigo buscou analisar as percepções de pais e professores a respeito da trajetória escolar de crianças adotadas. Para isto, entrevistamos professores do Ensino Fundamental (3º ao 7º ano) e pais adotivos, investigando como compreendem a existência de possíveis sucessos e dificuldades escolares nas crianças adotadas, e se há relação entre adoção e atuação escolar.

Método

Utilizamos a perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações, buscando compreender e investigar as percepções dos entrevistados de forma contextualizada e articulada. Entendemos ser importante ir além da análise de componentes individuais da criança (como filho biológico ou adotivo), considerando a rede interacional e o contexto em que ela está inserida.

Resultados

Como resultados, os professores atribuíram à “estrutura familiar” influência direta na aprendizagem, enquanto os pais focalizaram suas representações em questões individuais dos filhos.

Conclusão

As dificuldades e os sucessos escolares das crianças, portanto, não foram diretamente relacionados à adoção, mas às vivências anteriores e ao contexto familiar atual.

Palavras-chave
Adoção; Aprendizagem; Contexto escolar

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br