Acessibilidade / Reportar erro

Como a psicoeducação pode ajudar no tratamento de transtornos mentais?

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi introduzir a psicoeducação como uma estratégia de oferta de informações sobre saúde mental e discutir sua possível contribuição para a decisão de buscar tratamento, adesão ao tratamento e na diminuição de sintomas de transtornos mentais.

Método:

Foi realizada uma revisão narrativa da literatura.

Resultados:

Verificou-se que a psicoeducação contribui para a busca de tratamento ao informar indivíduos que seu sofrimento é resultado de um transtorno que pode ser tratado e não de características pessoais. Posteriormente, contribui para a adesão ao tratamento ao comunicar como o tratamento funciona e quais os resultados esperados. Essa contribuição da psicoeducação para a adesão ao tratamento que parece diminuir os sintomas do transtorno, ou seja, os sintomas diminuem porque o indivíduo se engajou no tratamento.

Conclusão:

Conclui-se que a psicoeducação atua como “porta de entrada” para a busca e adesão ao tratamento e consequente diminuição dos sintomas.

Palavras-chave:
Educação em saúde; Revisão de literatura; Saúde mental

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br