Acessibilidade / Reportar erro

Burnout no hospital: enfrentamento do estresse da COVID-19 por trabalhadores da saúde

Resumo

Objetivo

A primeira onda da COVID-19 foi desafiadora para os profissionais de saúde. Este estudo analisou o enfrentamento do estresse em um hospital universitário.

Método

De forma online, 181 profissionais responderam: Caracterização Sociodemográfica, Avaliação do Risco e Exposição, Burnout Assessment Tool (BAT-23) e Escala de Coping da COVID-19.

Resultados

A amostra foi composta principalmente por mulheres, caucasianos, casados, médicos, com um emprego. Tiveram alta exposição e risco à infecção mais de 80% da amostra, com 17,1% positivos. Os estressores mais relatados foram: riscos de transmitir a doença, ser hospitalizado e separado de pessoas queridas; 11% apresentaram risco/provável de burnout, com exaustão e prejuízo emocional. Apresentaram estratégias mais adaptativas, como Resolução de Problemas e Busca de Informações, havendo uma correlação negativa entre coping adaptativo e burnout. Ser médico, com coping mal adaptativo, em atendimento psiquiátrico e ter crença religiosa foram preditores de burnout.

Conclusão

Promover um coping adaptativo poderá melhorar a saúde mental desses trabalhadores.

Palavras-chave
Adaptação psicológica; Esgotamento psicológico; COVID-19; Profissionais de saúde

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br