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Análise fatorial confirmatória do Inventário de Estilos Intelectuais – Revisado 2: amostra do Ensino Médio

Resumo

Objetivo:

Este estudo teve por objetivo testar, por meio do modelo da Análise Fatorial Confirmatória, a estrutura fatorial proposta no Inventário de Estilos Intelectuais – Revisado 2.

Método:

O estudo envolveu a participação de 1.556 alunos do Ensino Médio, com média de idade de 16 anos e 4 meses (DP = 1,17).

Resultados:

A Análise Fatorial Confirmatória foi empregada e o modelo foi baseado na estrutura de 46 itens distribuídos em nove dimensões, tendo demonstrado bons índices de ajustes e de precisão. Verificou-se que o modelo indicado originalmente pela literatura científica não se confirmou no contexto brasileiro, sendo propostas modificações que aproximem o modelo vigente da realidade nacional.

Conclusão:

Houve uma adequação nas estimativas dos parâmetros empregados, podendo-se considerar estabilidade e generabilidade na forma como o modelo ficou organizado.

Palavras-chave
Educação; Inteligência; Psicometria

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