Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas de transtorno de estresse pós-traumático e afetos em profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19

Resumo

Objetivo:

Este estudo objetivou avaliar sintomas de transtorno de estresse pós-traumático e afetos em profissionais de saúde durante a pandemia da COVID-19.

Método:

Trezentos e setenta e quatro profissionais da área da saúde, dentre os quais 235 profissionais que estavam atuando na linha de frente e 139 que não estavam na linha de frente, responderam a um questionário online composto por dados sociodemográficos, identificação de transtornos mentais pregressos, experiência pessoal frente à pandemia e Escala do Impacto do Evento e Escala de Afetos Positivos e Afetos Negativos. A amostra foi composta majoritariamente de médicos e funcionários da equipe de enfermagem com idades entre 30 e 49 anos.

Resultados:

Os resultados demonstram altas pontuações de sintomas relativos ao transtorno de estresse pós-traumático, com maior expressividade nos profissionais da linha de frente, principalmente na equipe de enfermagem, e forte correlação desses resultados com afetos negativos.

Conclusão:

O atendimento e intervenções psicológicas direcionadas aos profissionais de saúde são urgentes para mitigar os impactos causados pela pandemia da COVID-19.

Palavras-chave:
Afeto; COVID-19; Profissionais de saúde; Transtornos de estresse pós-traumáticos

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br