Resumo
Objetivo:
Esta pesquisa qualitativa, de corte transversal, objetivou compreender as representações sociais da obesidade e do processo de emagrecimento em mulheres que realizaram cirurgia bariátrica.
Método:
Dezesseis mulheres no pós-operatório (entre 3 e 12 meses) participaram das entrevistas semiestruturadas, presenciais e individuais. A análise dos dados foi feita pela Análise Temática de Braun e Clarke (2006).
Resultados:
Foram identificados 15 códigos e 11 subtemas, agrupados em 3 temas: 1) Obesidade: “O monstro da sociedade contemporânea”; 2) “Hoje é diferente do que era antes”: Ressignificando o comer; e 3) “Tô feliz, muito feliz”: O surgimento de uma vida nova. Os temas externalizaram a baixa tolerância às pessoas com obesidade na contemporaneidade, que implica na percepção de que elas não são dignas de conviver em sociedade. Assim, a cirurgia bariátrica é vista como a solução do problema- um meio para sentir-se ‘normal’ e visível, pela aproximação com um corpo mais aceito socialmente.
Conclusão:
O discurso sobre saúde, atrelado às limitações físicas, como justificativa principal para a realização da cirurgia, parece ser sobreposto pelas questões estéticas no processo de emagrecimento.
Palavras-chave
Cirurgia bariátrica; Obesidade; Estigma social; Redução de peso