Acessibilidade / Reportar erro

“Vida nova e um novo jeito de viver”: representações sociais da obesidade e do processo de emagrecimento em mulheres que realizaram cirurgia bariátrica

Resumo

Objetivo:

Esta pesquisa qualitativa, de corte transversal, objetivou compreender as representações sociais da obesidade e do processo de emagrecimento em mulheres que realizaram cirurgia bariátrica.

Método:

Dezesseis mulheres no pós-operatório (entre 3 e 12 meses) participaram das entrevistas semiestruturadas, presenciais e individuais. A análise dos dados foi feita pela Análise Temática de Braun e Clarke (2006).

Resultados:

Foram identificados 15 códigos e 11 subtemas, agrupados em 3 temas: 1) Obesidade: “O monstro da sociedade contemporânea”; 2) “Hoje é diferente do que era antes”: Ressignificando o comer; e 3) “Tô feliz, muito feliz”: O surgimento de uma vida nova. Os temas externalizaram a baixa tolerância às pessoas com obesidade na contemporaneidade, que implica na percepção de que elas não são dignas de conviver em sociedade. Assim, a cirurgia bariátrica é vista como a solução do problema- um meio para sentir-se ‘normal’ e visível, pela aproximação com um corpo mais aceito socialmente.

Conclusão:

O discurso sobre saúde, atrelado às limitações físicas, como justificativa principal para a realização da cirurgia, parece ser sobreposto pelas questões estéticas no processo de emagrecimento.

Palavras-chave
Cirurgia bariátrica; Obesidade; Estigma social; Redução de peso

Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br