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Educação & Sociedade, Volume: 20, Número: 67, Publicado: 1999
  • Editorial

    Moraes, Reginaldo Carmelo C. de
  • Postmodernidad, legitimidad y educación

    Terrén, Eduardo

    Resumo em Português:

    A pós-modernidade parece resumir os sentidos difusos da fragmentação de um método moderno de interpretação da legitimidade. A mudança atual crescenta não somente uma transformação, mas um intervalo essencial dos mundos e conceitos modernos. A mudança pode ser vista como uma exaustão dos conceitos de progresso e racionalidade do Iluminismo, ou como o advento de uma nova era econômica de desorganização e flexibilidade no domínio econômico ou, ainda, como o abandono das metodologias clássicas na produção e gerenciamento do conhecimento. <A NAME="home2"></A>Este artigo mostra que uma perspectiva integrante de tal importância é necessária para uma avaliação compreensiva das mudanças que agora afetam a educação.

    Resumo em Inglês:

    Postmodernity seems to summarize the very difuse senses of the fragmentation of a modern mode of understanding legitimacy. The current shifts add up not merely to a transformation, but to an essential break from modernist world and concepts. The change can be seen as an exhaustion of Enlightenment concepts of progress and rationality, or as the advent of a new economic era of disorganization and flexibility in the economic realm, or as the abandonment of classic methodologies in the production and management of knowledge. This article shows that an integrative perspective of such an importance is necessary for a comprehensive examination of the changes now affecting education.
  • Do sistema educativo ao emprego. Formação: um bem universal? Artigos

    Tanguy, Lucie

    Resumo em Português:

    Desde os anos 50, a relação formação-emprego vem se impondo progressivamente como princípio diretor das políticas educativas, acarretando transformações no campo do ensino técnico. Este artigo contesta a evidência dessa relação, sua progressiva naturalização e esforça-se por entender o paradoxo de uma situação em que o aumento contínuo do nível de formação convive com um agravamento não menos constante da taxa de desemprego entre os jovens.

    Resumo em Inglês:

    Since the 50s, the relation between upbringing-employment has forced itself progressively into the main principle from educational policies, causing changes into the technical teaching field. The author refuses the evidence on this relation, its progressive naturalization and foster to understand the paradox from a situation in which the ongoing increase of the upbringing level lives with a worsening not less steady of the unemployment rate between youngsters.
  • Criança na escola? Programa de Formação Integral da Criança Artigos

    di Giovanni, Geraldo; Souza, Aparecida Neri de

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa uma política pública que foi implementada em São Paulo, Brasil, entre os anos de 1986 e 1993. Este programa público, chamado Profic - Programa de Formação Integral da Criança -, procurou estender o tempo de permanência das crianças pobres na escola e expandir as condições para seu melhor desempenho na aprendizagem. Os autores escolheram uma abordagem incrementalista e usaram conceitos clássicos da análise de políticas, tais como atores, policy community, policy network, partizan mutual adjustment, entre outros. Ao mesmo tempo tentaram considerar as condições políticas que envolveram, então, esse processo de policy making.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses a public policy that was implemented in São Paulo, Brazil, between 1986 and 1993. This public program, called PROFIC- "Programa de Formação Integral da Criança"- sought to extend the permanency time of poor children at school and expand the conditions to their better performance in learning. The authors chose an "incrementalist" approach and used classical concepts of policies analysis, such as "actors", "policy community", "policy network", "partizan mutual adjustment", among others. At the same time they tried to consider the policies conditions that then involved this policy-making process.
  • A gestão escolar: um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros Artigos

    Krawczyk, Nora

    Resumo em Português:

    A tendência atual das reformas educacionais, em curso nas últimas décadas, em vários países do mundo, inclusive no Brasil, tem na gestão da educação e da escola um de seus pilares de transformação. A posição hegemônica nessas reformas defende o início de uma mudança radical na maneira de pensar e implementar a gestão dos sistemas educativos concentrada, principalmente, na instituição escolar e sua autonomia. Nesse sentido, uma das principais políticas educacionais no Brasil é a descentralização educativa e a descentralização escolar. Esta última promove a autogestão institucional. Pesquisas sobre as reformas educacionais feitas em vários países indicam uma tendência à fragmentação do sistema educativo das políticas de gestão em curso, sustentadas pelos conceitos de autonomia, descentralização, flexibilidade, individualização, poder local etc. Nesse sentido, a construção de uma nova institucionalização democrática da escola não se perfila como desafio ao novo modelo de gestão educacional hegemônico. Pelo contrário, o desafio desse novo modelo define-se como a construção de uma nova governabilidade - entendida de forma instrumental e, portanto, como um conteúdo eminentemente normativo e pragmático (Fiori 1995) - no interior do sistema educativo e a contribuição da escola para a governabilidade de toda a sociedade. Este artigo propõe-se analisar as propostas de política educacional em gestão escolar dos governos de 11 municípios de diferentes regiões do país; e discutir a racionalidade dessas novas formas de organização e gestão. A análise das propostas de reforma da gestão escolar foi pautada pelo questionamento que fazem à democracia, ao centralismo, à qualidade do ensino e ao papel dos professores e dos outros atores educativos.

    Resumo em Inglês:

    The current tendency of the educational reforms, underway during the last decades, in several countries all over the world, has the education and school management as one of their pillars of transformation. The hegemonic position of this reforms defends the beginning of a radical change in the way the management of educational systems are thought of and implemented. Thus, one of the main educational policies in Brazil is the decentralization of both the educational system and the school. The latter promotes the institutional self-management. Researches on educational reforms conducted in several countries indicate a tendency of fragmentation of the educational system as a result of the management policies being applied, sustained by the concepts of autonomy, decentralization, flexibility, individualization, local power, etc. Thus, the construction of a new democratic institutionalization of the school is not taken as a challenge to the new hegemonic model of educational management. On the contrary, the challenge for this new model is defined as the construction of a new way of governing - instrumentally understood and, therefore, seen as having eminently normative and pragmatic contents (Fiori, 1995) - within the educational system and the school contribution for the way of governing of society as a whole.This article intends to analyze the educational policy proposals for school management set forth by government of 11 cities from different areas of Brazil; and to discuss the rationality of these new forms of organization and management. The analysis of proposals involving the school management reforms has been guided by the questions they arise about democracy, centralism, teaching quality and the role of teachers and other agents taking part in the educational process.
  • A biografia e sua instrumentalidade educativa Debates

    Carino, Jonaedson

    Resumo em Português:

    O presente artigo trata do gênero biografia, associando-o à educação por meio de um pressuposto: o de que as construções biográficas contêm uma instrumentalidade educativa, podendo ser apreciadas no contexto de uma pedagogia do exemplo. Parte integrante dos estudos de seu autor que culminaram em tese de doutoramento na UFRJ, o trabalho contém uma síntese histórica da trajetória do gênero biográfico segundo periodização proposta por Madelénat, além de apresentar uma fundamentação teórica de análise das biografias apoiada, especialmente, em Wilhelm Dilthey. O artigo pretende, ainda, destacar a pertinência e a relevância do estudo das construções biográficas, notadamente em sua relação com a educação.

    Resumo em Inglês:

    The present article treats biography associating it to education through a pretext: that biographic constructions have an educational tool, the example can be appreciated on the context as pedagogic. An integrative part of the author studies culminate in a doctorate thesis at UFRJ, the work shows a historical synthesis of Ethe biographic trajectory such as the periodicity proposed by Daniel Madelénat, besides that it shows a theoretical basis of the biographic analysis specially based on Wilhelm Dilthey. The article also points out the importance of working the biography and studying its relation with the education.
  • Reestruturação nos bancos no Brasil: desemprego, subcontratação e intensificação do trabalho Pesquisa No Cedes

    Segnini, Liliana Rolfsen Petrilli

    Resumo em Português:

    Este trabalho procurou comprender as mudanças e as implicações no mercado de trabalho, na organização e no conteúdo do trabalho observadas no processo de reestruturação produtiva no setor bancário, em São Paulo. Para tanto enfocou as especificidades da racionalização do trabalho bancário, com o objetivo de analisar as qualificações requeridas e observadas em diferentes formas de relações empregatícias, em tal reestruturação. Esta análise considerou as relações de gênero nos processos produtivos apontados, por compreendê-las relevantes e necessárias para este estudo. O desemprego, a terceirização do trabalho como forma de precarização social, a intensificação do trabalho e a relativização das exigências de uma "nova qualificação" do bancário foram os principais resultados discutidos neste artigo.

    Resumo em Inglês:

    This survey sought to understand the changes and work market implications, in the organization and in the work content observed in the process of productive restructure in the banking sector, in São Paulo. For such matter, it pointed out the specificity of the rationalizing of different work processes that form the banking work, required and observed qualifications, in different forms of hiring relations, in the process of productive restructure underway in the sector. This analysis considered the gender relations in the productive processes focussed , understanding them being relevant and necessary to perceive in a wider way the objective of this survey.The unemployment, the outsourced services as a form of social precariousness, the intensification of work and the relative way of the demand of a "new qualification" about the bank clerk were the main results discussed in this article.
  • Mundos entrecruzados: formação de professores leigos Resenhas

    Lopes, Doraci Alves
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