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ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E AÇÕES AFIRMATIVAS: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES MATERIAIS E SIMBÓLICAS

STUDENT ASSISTANCE AND AFFIRMATIVE ACTIONS: A STUDY ON MATERIAL AND SYMBOLIC CONDITIONS

ASISTENCIA AL ESTUDIANTE Y ACCIONES AFIRMATIVAS: ESTUDIO DE LAS CONDICIONES MATERIALES Y SIMBÓLICAS

RESUMO

Este artigo buscou compreender a política de assistência estudantil adotada por três universidades federais mineiras. Nesta investigação, pretendeu-se responder: quais são as condições materiais e simbólicas que favorecem a permanência de estudantes ingressantes por meio das Políticas de Ações Afirmativas (PAA)? O estudo é de caráter qualitativo e a metodologia adotada contou com levantamento bibliográfico, análise documental e aplicação de questionário aos(às) gestores(as) dessas universidades. Os resultados apontam que o processo de democratização do Ensino Superior está intrinsecamente relacionado ao acesso e à garantia das condições materiais e simbólicas capazes de assegurar a permanência desse novo sujeito, negro e negra, ingressante, por meio das PAA no Ensino Superior.

Palavras-chave
Políticas de Ações Afirmativas; Permanência; Cotas raciais; Ensino Superior

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