Acessibilidade / Reportar erro

PENSAR A “NOVA” PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO CIUDADANA DO SÉCULO XXI

RESUMO

A apropriação da chamada nova pedagogia do século XXI na Colômbia supõe a atualização de um debate nacional sobre a crise da formação cidadã. Com base em registros etnográficos e documentais (2007–2019), o artigo apresenta a estratégia retórica que reativou dito debate e pergunta sua racionalidade analisando os princípios de formação e dos modos de educar que propõem este reparto socioemocional do espaço–tempo de escolarização, como assuntos que têm trocado o ordenamento simbólico da cidadania e merecem ser pensados em termos corporais e do consumo que definem este mercado “glocal” para a cidadania, a paz e/ou a convivência.

Palavras-chave
Educação para a cidadania; Corporalidade; Século XXI; Nova pedagogia; Escolarização; Colômbia

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br