Acessibilidade / Reportar erro

COM E PARA ALÉM DE BOURDIEU: REVISITANDO DUAS TESES CENTRAIS

WITH AND BEYOND BOURDIEU: REVISITING TWO CENTRAL THESES

CON Y ADEMÁS DE BOURDIEU: REVISITANDO DOS TESIS CENTRALES

RESUMO

Ao se registrar o vigésimo aniversário de morte do sociólogo francês Pierre Bourdieu, este texto discute dois aspectos de sua obra que representaram forte avanço no conhecimento, mas demandam uma atualização no que concerne ao mundo social da educação, em vista de suas transformações nas últimas décadas. São eles: as teses sobre a relação entre a posse de capital cultural e o sucesso escolar, em particular a hipótese de uma transmissão osmótica — de pais a filhos — dessa forma de vantagem social; a tese da causalidade do provável desenvolvida por meio da noção de interiorização das chances objetivas, como hipótese para se compreender como cada indivíduo constrói suas aspirações e formula seus projetos.

Palavras-chave
Sociologia da educação; Bourdieu; Violência simbólica; Capital cultural; Causalidade do provável

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br