Acessibilidade / Reportar erro

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXPERIÊNCIAS DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL UNIVERSITÁRIA

RESUMO

É apresentada uma investigação realizada pela Unidade Acadêmica da Reitoria de Ensino da Universidade da República (Uruguai), que buscou caracterizar modalidades, alcance e limites da formação pedagógica em experiências de inovação educacional financiadas em editais institucionais de projetos competitivos 2013 e 2014 Realizou-se um estudo comparativo de casos por contraste com oito categorias de análise, com base em análise documental e entrevistas. Identificadas diferentes trajetórias nos processos de renovação de concepções e práticas docentes, conclui-se que o componente de formação pedagógica de professores é constitutivo das experiências e se configura como resultado tangível das inovações. Também, que a modalidade de autoformação docente surge como um mecanismo muito poderoso para o desenvolvimento do pensamento prático e a busca de rupturas no ensino.

Palavras-chave
Inovação; Treinamento de professor; Ensino universitário

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br