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DEMOCRACIA CRIATIVA E RETÓRICA DAS EMOÇÕES EM JOHN DEWEY* * Artigo associado ao projeto de pesquisa “John Dewey e a filosofia da educação”, realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil. Código de Financiamento 001.

CREATIVE DEMOCRACY AND RHETORIC OF EMOTIONS IN JOHN DEWEY

DEMOCRACIA CREATIVA Y RETÓRICA DE LAS EMOCIONES EN JOHN DEWEY

RESUMO

Este artigo tem por objetivo examinar a noção de democracia como ação criativa, com base em reflexões políticas desenvolvidas por John Dewey. Nosso objetivo é destacar que a concepção educacional deweyana não se separa de uma análise precisa do espaço público e do problema da deliberação que deriva dele, sendo impregnada por uma preocupação marcante pelo assunto das emoções. Apresentamos a democracia criativa como fundamento para uma escola democrática, com o intuito de reunir elementos teóricos destinados a pensar o sujeito humano, tal qual na proposta de Dewey. Uma investigação assim nos permitirá examinar as emoções como práticas discursivas que sublinham a função especial desempenhada pelos discursos e práticas na constituição da subjetividade.

Palavras-chave
Educação; Democracia; Retórica; Emoções

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