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A POLÍTICA DE COTAS NOS SEGMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO COLÉGIO PEDRO II

THE POLICY OF QUOTAS IN THE BASIC EDUCATION SEGMENTS AT COLÉGIO PEDRO II

LA POLÍTICA DE CUOTAS EN LOS SEGMENTOS DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN EL COLEGIO PEDRO II

RESUMO

Este artigo objetiva analisar o modo como o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, implementa a política de cotas nos processos de admissão de alunos para os diferentes segmentos da educação básica. Em suma, indagamos se a política de cotas se traduziu na presença de um maior quantitativo de pessoas negras no corpo discente da instituição. A partir do estudo dos editais de seleção discente e da análise do perfil racial dos alunos, constatamos que, a despeito de o Colégio Pedro II aplicar a política de cotas raciais em seus processos seletivos, a instituição o faz apenas para o Ensino Médio (conforme prevê, em sentido estrito, a Lei n. 12.711/2012), não contemplando os demais segmentos da educação básica e, portanto, pouco modificando o perfil racial do corpo discente nos últimos anos.

Palavras-chave
Educação básica; Ação Afirmativa; Cotas raciais; Colégio Pedro II

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