Acessibilidade / Reportar erro

SEM LUGARES, ESCOLA E IDENTIDADE: A PERFORMANCE COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

RESUMO

O presente trabalho considera que o sistema educativo não se adaptou às mudanças sociais, que exigem uma educação centrada nos processos colaborativos. Para comprovar a hipótese anterior, os autores aplicam, num contexto social e temporal determinado, a prática discursiva e de produção de sentido, a fim de que a percepção objetiva da organização escolar dê lugar à dúvida fenomenológica e à construção de um novo discurso, que responda às exigências atuais. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que, atendendo ao desenho do espaço físico e virtual, na organização escolar convivem dois discursos: o democrático, que pretende dar lugar ao aluno; e o transmissível, que impõe ou legitima um sistema social.

Palavras-chave
Status; Desenvolvimento Humano; Comunidade; Performance; Educação Artistica

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br