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EDUCAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO IDEOLÓGICA, SUPORTE POR POLÍTICAS SOCIAIS E ESCOLHA ELEITORAL

EDUCACIÓN, ESTRUCTURACIÓN IDEOLÓGICA, SUPORTE POR POLÍTICAS SOCIALES Y OPCIÓN ELECTORAL

RESUMO

O objetivo deste artigo é investigar como a educação afeta 1) a estruturação das atitudes por políticas sociais, definida como a correlação entre atitudes em diversas áreas – por exemplo, educação, saúde, redistribuição de renda e seguridade social –, e 2) a relação dessa estruturação com o voto em partidos de diferentes filiações ideológicas. Mostra-se que o acúmulo de escolarização aumenta a estruturação das atitudes, bem como que, em caso de atitudes mais estruturadas que ganhem conteúdo ideológico a favor/contra políticas sociais, é somente quando a escolarização é alta que esses posicionamentos se associam mais fortemente com o voto em partidos de esquerda/direita. Analisam-se opiniões políticas e comportamento eleitoral coletados em surveys de opinião, no ano de 2016, em mais de trinta países.

Palavras-chave
Psicologia política; Ideologia; Estudos eleitorais; Educação; Políticas sociais

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