Acessibilidade / Reportar erro

JALECOS BRANCOS: TRAJETÓRIA E DESEMPENHO DE COTISTAS DO CURSO DE MEDICINA DA UNB

WHITE COATS: QUOTA STUDENTS’ TRAJECTORY AND PERFORMANCE IN MEDICAL SCHOOL AT UNB

BATAS BLANCAS: TRAYECTORIA Y DESEMPEÑO DE LOS ESTUDIANTES DE CUOTAS DE LA CARRERA DE MEDICINA DE LA UNB

RESUMO

Este artigo discute a experiência e o desempenho de estudantes cotistas do curso de medicina da Universidade de Brasília. Com base em dados estatísticos e 11 entrevistas realizadas com discentes do curso, discorremos sobre desempenho acadêmico, taxa de evasão, origem familiar, preparação para os processos seletivos, vivência na faculdade e perspectivas futuras dos estudantes. O recorte empírico da pesquisa fundamentou-se no tipo de cotas de ingresso e na raça/cor dos estudantes. Concluímos o texto demonstrando que estudantes cotistas e não cotistas possuem desempenho acadêmico semelhante, bem como mostramos os alcances positivos da política e os desafios para que os corpos que vestem os jalecos brancos não sejam somente brancos, mas tenham a cor/raça da população que será atendida pelas novas gerações de médicos.

Palavras-chave
Negros; Indígenas; Trajetória; Desempenho

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br