Acessibilidade / Reportar erro

CÍRCULOS DE CULTURA E EJA: PRESENÇA DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO DE TRABALHADORAS

CULTURE CIRCLES AND EJA: PAULO FREIRE’S PRESENCE IN FEMALE WORKERS’ EDUCATION

CÍRCULOS DE CULTURA Y EJA: LA PRESENCIA DE PAULO FREIRE EN LA EDUCACIÓN DE LAS TRABAJADORAS

RESUMO

O artigo busca reconstituir encontros e reencontros com referenciais de Paulo Freire para apreender suas influências nas práticas educativas em Círculos de Cultura, mobilizando reflexões acerca da educação de pessoas trabalhadoras. Tem como suporte teórico e metodológico os referenciais da observação participante e da reconstituição de experiências por depoimentos, fontes documentais e bibliográficas. Os conceitos de memória individual e coletiva, história, lembranças e suas relações com a vida em sociedade auxiliaram na compreensão dos sentidos produzidos pelas experiências analisadas. Entre esses sentidos, foi possível perceber o caminho de ressignificação da luta pela alfabetização de adultos na defesa da escola pública para trabalhadores com Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Palavras-chave
Paulo Freire; Círculos de Cultura; Educação de Jovens e Adultos; Escola Pública; Memória e História

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br