Acessibilidade / Reportar erro

AS COMPANHIAS DO MERCADO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E SUAS DECISÕES ESTRATÉGICAS NO PERÍODO DE 2007 A 2021

COMPANIES IN THE HIGHER EDUCATION MARKET IN BRAZIL AND THEIR STRATEGIC DECISIONS FROM 2007 TO 2021

EMPRESAS DEL MERCADO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN BRASIL Y SUS DECISIONES ESTRATÉGICAS DE 2007 A 2021

RESUMO

O objetivo geral foi compreender como as quatro maiores companhias do mercado da educação superior no Brasil – Cogna Educação, YDUQS, Grupo Ser Educacional e Ânima Educação – conseguiram destacar-se em pouco tempo como as maiores companhias de educação no país, mais lucrativas e de maior expansão se comparadas às empresas do setor de serviços do mercado. O exame deu-se pela análise de documentos primários da Cogna, constituídos de relatórios de demonstrações financeiras disponibilizados no seu site e relativos a seis trimestres (2019, 2020 e 2021). O estudo indica que a missão desses grupos educacionais não é prioritariamente atender às demandas educacionais da sociedade, mas concentra-se na oferta de serviços altamente lucrativos, nos moldes dos negócios das empresas estritamente econômicas.

Palavras-chave
Kroton; Estácio; Serviços educacionais; Mercantilização da educação

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br