Acessibilidade / Reportar erro

DIMENSÃO AFETIVA NA SALA DE AULA DE CRIANÇAS: PRÁTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

RESUMO

O estudo apresentado faz parte do Projeto “DREAM”, cujo objetivo tem sido conhecer as condições dos sistemas educacionais dos países tendo como objetivo último a concepção de um Modelo Educacional Afetivo. Este artigo apresenta os resultados obtidos na faixa etária de 3 a 6 anos. Para a realização do estudo, foi utilizada uma metodologia mista. No estudo quantitativo, foi constatado que os professores e professoras participantes constam de uma boa formação prévia, pela qual entendemos que a maneira de compreender e enfocar o curriculum de professores e professoras que participaram no estudo qualitativo fosse mais aberta, que as atividades tivessem em conta ambas as dimensões e que exista uma preocupação por escutar aos alunos e alunas e de que eles expressem suas emoções.

Palavras-chave
Afetividade; Emoções; Educação infantil; Práticas profissionais; Formação de professores

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br