Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESPAÇO-TEMPO DE FORMAÇÃO HUMANA?

PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION: SPACE-TIME OF HUMAN FURTHERANCE?

EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA: ¿ESPACIO-TIEMPO DE LA FORMACIÓN HUMANA?

RESUMO

O presente artigo, situado no campo da filosofia da educação, tematiza a educação profissional e tecnológica enquanto espaço-tempo de formação humana. Para defender a tese da precedência da formação humana e cidadã, estrutura o argumento em três partes: na primeira, revisita os gregos antigos, fundadores da ideia educativa e raiz do dualismo entre formação profissional e formação geral; na segunda, analisa a concepção de educação omnilateral em Marx, a qual critica a herança da educação clássica e propõe a superação de tal dualismo pela união entre ensino e trabalho; e na terceira, com base na ideia-força grega da skholé, reinterpretada por Rancière e Masschelein, pensa a educação profissional e tecnológica como espaço-tempo de formação humana, enquanto possibilita o tempo livre que coloca em suspensão a lógica desigual do mundo do trabalho.

Palavras-chave:
Educação profissional; Formação humana; Skholé

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br