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A DIMENSÃO CONSTITUTIVA DO MEIO: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

THE CONSTITUTIVE DIMENSION OF THE ENVIRONMENT: POLITICAL AND PRACTICAL IMPLICATIONS IN SPECIAL EDUCATION

LA DIMENSIÓN CONSTITUTIVA DEL MEDIO: IMPLICACIONES POLÍTICAS Y PRÁCTICAS EN EDUCACIÓN ESPECIAL

RESUMO

O objetivo deste texto é discutir como a definição das políticas e a legislação vigente em educação especial integram a ambiência sociocultural e afetam as relações e as posições sociais dos sujeitos envolvidos no interior da escola. Refletimos sobre as múltiplas dimensões do meio com base na teoria histórico-cultural e trazemos para análise uma situação de ensino no 5º ano de uma rede pública municipal. Acompanhamos o movimento interacional e enunciativo-discursivo, dando visibilidade analítica aos modos de participação de um aluno com deficiência intelectual. Argumentamos sobre a realização do trabalho pedagógico tendo em vista o desenvolvimento cultural do aluno e enfatizamos a função da escola no processo de humanização, pontuando as contradições das políticas que orientam o contexto macroestrutural.

Palavras-chave
Educação especial; Educação inclusiva; Desenvolvimento humano

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