Acessibilidade / Reportar erro

A INTERIORIZAÇÃO DA PERFORMATIVIDADE PELAS CRIANÇAS: LÓGICAS DE FABRICAÇÃO DO BOM ALUNO NO ENSINO PRIMÁRIO

THE INTERNALIZATION OF PERFORMATIVITY BY CHILDREN: LOGICS OF FABRICATION OF THE GOOD PUPIL AT PRIMARY SCHOOL

LA INTERIORIZACIÓN DE LA PERFORMATIVIDAD POR PARTE DE LOS NIÑOS: LÓGICAS DE FABRICACIÓN DEL BUEN ALUMNO EN ESCUELA PRIMARIA

RESUMO

O desempenho académico dos alunos tornou-se uma preocupação central, no quadro da alteração dos modos de regulação dos sistemas educativos. Em que medida a ideologia da performatividade estará a ser interiorizada pelas crianças do ensino primário português? A análise de entrevistas a alunos do 3º ano de três escolas distintas sobre o que é um bom aluno aponta para três lógicas: i) a das aptidões naturais para a aprendizagem, ii) a do trabalho escolar tradicional e iii) a do trabalho escolar competitivo. As duas primeiras evidenciam a permanência do modelo de escola típico da primeira modernidade; a lógica escolar competitiva aponta para a reconfiguração precoce do ofício de aluno no quadro de um mandato educativo ancorado nos valores da performance e individualização.

Palavras-chave:
Ofício de aluno; Trabalho escolar; Aluno do ensino primário; Modelos de escola; Excelência académica

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br