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“Em íntimo contato com a natureza”: educação, saúde e trabalho na Escola Hospital José de Mendonça

“In close contact with nature”: education, health and labor at the School Hospital José de Mendonça

RESUMO

Este artigo busca examinar práticas instituídas na Escola Hospital José de Mendonça, criada no final dos anos 1930 em Araruama, interior do estado do Rio de Janeiro. Demarcada em seu espaço e em suas atividades cotidianas por intenções médicas e educativas, a escola hospital reuniu, primordialmente, crianças que frequentavam as escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, acometidas de males passíveis de cura ou tratamento. Nessa instituição, elas foram expostas à educação formal, ao trabalho e a práticas corporais calcadas nos pressupostos da medicina natural, dentre as quais os banhos de mar, a exposição ao sol e ao ar marítimo foram utilizados no tratamento dos casos doentios. Os objetivos visados pela escola hospital, concebida como uma espécie de contraponto à vida na cidade, com seus ritmos e seus males, articulavam-se em torno da crença no valor de uma natureza que restaura, alivia e tonifica. Os discursos de seu idealizador, o médico Oscar Clark, oferecem indícios do projeto mais amplo em que se inscrevia a iniciativa: um projeto modernizador, defendido por frações do pensamento social brasileiro, que tinha como pilares a cura de um povo considerado doente e a sua redenção por meio da alfabetização, do trabalho e das práticas de educação do corpo.

Palavras-chave:
Higiene; Medicina natural; Escola hospital; Educação do corpo

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