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Entre negro escuro e moreno claro: discursos e identidades étnicas em meninos e meninas afrodescendentes em contexto escolar de Bogotá

A partir da análise do discurso e da psicologia social, esse texto tenta compreender a forma como constroem identidades étnico-raciais meninos e meninas afrodescendentes de seis a doze anos, em contextos escolares de Bogotá. O objetivo é identificar os mecanismos discursivos que permiten conhecer como se originam os processos identitários a partir da aceitação ou negação da etnicidade, o que pode levar a incidir sobre processos de adaptação, resistência ou negociação. Os achados sugerem que as crianças iniciam cedo sua autoidentificação étnico-racial a partir da cor da pele, na qual diferenciam uma ampla escala cromática, tendendo ao branqueamento. Eles apresentaram distintos graus de valoração étnico-racial, que vão do orgulho ao rechaço. Nas relações inter-raciais, tendem a negar o conflito ou a minimizá-lo e existe uma tendência à negação em falar sobre os conflitos. Identificam a causa do problema como um assunto de quantidade, sendo minoria em Bogotá. Nas dinâmicas interétnicas, alguns aceitam os estereótipos com que os assinalam, outros os repulsam e ainda outros caçoam deles.

discurso; identidades; autoidentificação; valoração


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