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Certificação de Jovens e Adultos, experiência e conhecimento em Ciências: notas para os campos do Currículo e da Avaliação1 1 Esta pesquisa contou com recursos da Universidade de Brasília e do Programa de Apoio a Docente Recém-Doutor Antônio Luís Vianna 2020 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RESUMO

A verificação e posterior certificação de conhecimentos elaborados por sujeitos jovens e adultos é papel historicamente desempenhado por exames supletivos e, desde o início dos anos 2000, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos - o Encceja. Apresentamos aqui uma reflexão acerca da forma como os conhecimentos relacionados à disciplina escolar Ciências são mobilizados nesse exame. Nossa preocupação se remete à relação entre conhecimento e experiência e ao papel que a linguagem assume na expressão de tais conhecimentos. Interessa aqui realizar um exercício, considerando o contexto de circulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de visibilizar a forma pela qual os discursos que compõem tais documentos permitem-nos questionar o lugar da especificidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na produção daquilo que conta como conhecimento.

Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos; Avaliação; Currículo

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