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A educação de habilidades sociais a partir da Extensão Universitária: proposta de ações

O processo de extensão universitária é para a Educação Superior o caminho em direção à execução de sua função social, promovendo a elevação do nível cultural a partir da participação do homem como agente ativo de seu próprio desenvolvimento. A presente pesquisa teve como objetivo projetar ações para a educação do Trabalho em Equipe a partir do Programa de Extensão Universitária do Departamento de Estudos Socioculturais.. Foi feito um estudo teórico do objeto tendo em mente o tratamento dado ao assunto em Cuba e no mundo. Foram analisados documentos, aplicadas entrevistas a diretores e professores e se desenvolveu um grupo de discussão com estudantes, a partir nos quais se pode constatar-se que não havia a presença deste assunto nos programas e projetos que regem os processos extensionistas de aprendizagem. Os envolvidos na elaboração dos documentos alegaram que é necessário o ensino de habilidades sociais para conviver de modo adequado na universidade, mas ao mesmo tempo eles não conhecem as técnicas e instrumentos para esse treinamento. Por outro lado, os estudantes declararam que querem aprender essas habilidades, pois as consideram necessárias, mas destacararam que seus professores não as ensinam de maneira sistemática e organizada. Levando em conta essa realidade, foram projetadas várias ações extensionistas dentro do Programa do Departamento de Estudos Socioculturais, com o objetivo de trabalhar as habilidades sociais para o desenvolvimento da responsabilidade social dos estudantes.

habilidades sociais; extensão universitária; Estudos Socioculturais


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