Acessibilidade / Reportar erro

A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO DISCURSO SOBRE BIODIVERSIDADE EM UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS

LA RECONTEXTUALIZACIÓN DEL DISCURSO SOBRE BIODIVERSIDAD EN UN CURSO DE FORMACIÓN PARA PROFESORES DE CIENCIAS

THE RECONTEXTUALIZATION OF BIODIVERSITY DISCOURSE IN A TRAINING COURSE FOR SCIENCE TEACHERS

RESUMO:

O objetivo deste trabalho é verificar a existência de recontextualização do conceito de biodiversidade no discurso dos elaboradores de um curso de formação de professores. A análise de conteúdo foi utilizada para investigar as características do texto fornecido pela apostila do curso e pela palestra proferida, comparando-as com o texto científico original sobre as dimensões da biodiversidade. Os resultados evidenciam que os conceitos foram modificados de seu sentido original, havendo omissão de termos, adição de sentenças, valores e exemplificações, sendo que a apostila manteve mais características do texto original quando comparado à palestra. Ao mesmo tempo, houve a recontextualização de um texto estritamente científico para uma versão compatível com o contexto do curso de formação. O trabalho defende que a formação de professores de ciências perpasse as dimensões filogenética, genética e funcional da biodiversidade a fim de alcançar a transformação cultural e a superação de situações socioambientais desiguais

Palavras-chave:
Formação docente; Discurso Pedagógico; Ecologia

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br