Acessibilidade / Reportar erro

Potencialidades das interações sociais na explicitação de conhecimentos em atividades experimentais de Química com uma estudante cega 1 1 Trata-se de versão revisada e ampliada de trabalho publicado na qualidade de um resumo expandido no XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias com os resultados preliminares da pesquisa.

Potencialidades de las interacciones sociales en la explicación de los conocimientos en actividades experimentales de Química con una estudiante ciega

Potentials of social interactions to make knowledge explicit in Chemistry experiments with the participation of a blind student

RESUMO:

Na literatura, são ressaltadas potencialidades do trabalho em grupo para a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Neste estudo, investigou-se como as interações sociais do tipo colaborativo e tutorial podem favorecer a explicitação dos conhecimentos discentes em uma proposta de atividade experimental de Química em um grupo com uma estudante cega e três estudantes videntes. Durante uma sequência de atividades experimentais de Química, as interações entre os quatro estudantes do grupo, alunos de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira, foram registradas em áudio e vídeo, transcritas e submetidas aos procedimentos da análise textual discursiva. Dentre os resultados, destacam-se conhecimentos de diferentes naturezas, explicitados ao longo da interação social. As interações tutoriais direcionaram-se, com mais destaque, à explicitação de atitudes e valores, muitas vezes desconsiderados no desenvolvimento de atividades experimentais de Química em contextos com estudantes cegos/as.

Palavras-chave:
Experimentação; Cego; Trabalho em grupo

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br