Acessibilidade / Reportar erro

O INSTRUMENTO DIALÉTICO-AXIOLÓGICO NA SELEÇÃO DE FALAS SIGNIFICATIVAS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ÉTICO-CRÍTICA

EL INSTRUMENTO DIALÉCTICO-AXIOLÓGICO EN LA SELECCIÓN DE DISCURSOS SIGNIFICATIVOS: EN BUSCA DE UNA EDUCACIÓN CIENTÍFICA ÉTICO-CRÍTICA

THE DIALECTIC-AXIOLOGICAL INSTRUMENT IN THE SELECTION OF SIGNIFICANT SPEECHES: IN SEARCH OF ETHICAL-CRITICAL SCIENTIFIC EDUCATION

RESUMO:

As discussões sobre a dimensão axiológica na educação têm chamado a atenção de pesquisadores que investigam as possibilidades do desenvolvimento de uma Educação Científica ético-crítico, que considere os valores fundamentais à humanização dos educandos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consiste em explicitar a estruturação de um Instrumento dialético-axiológico e analisar suas contribuições para a identificação dos valores e desvalores no processo de obtenção dos Temas Geradores que nortearam a organização das atividades de um Clube de Ciências. Dentre os resultados, destaca-se que o Instrumento permitiu tanto a compreensão da dimensão valorativa nas limitações explicativas dos participantes da Investigação Temática quanto a orientação de quais valores são necessários para superar as situações-limites identificadas, viabilizando uma práxis axiológica no Ensino de Ciências.

Palavra-chave:
Valores; Investigação Temática; Paulo Freire

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br