Acessibilidade / Reportar erro

ASTRONOMIA CULTURAL: ANÁLISE DE MATERIAIS E CAMINHOS PARA A DIVERSIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

ASTRONOMÍA CULTURAL: ANÁLISIS DE MATERIALES Y CAMINOS A LA DIVERSIDAD EN CLASES DE CIENCIAS DE LA NATURALEZA

CULTURE ASTRONOMY: ANALYSIS OF MATERIALS AND PATHS TO DIVERSITY IN NATURE SCIENCE CLASSES

RESUMO:

A astronomia cultural estuda a produção de saberes sobre o céu atrelada às manifestações socioculturais dos povos, possuindo a potencialidade de abordar a diversidade cultural no contexto das aulas de ciências da natureza. Este trabalho, de natureza teórica, consiste em uma análise de doze materiais e propostas didáticas que abordaram a astronomia cultural, e investigou dois principais aspectos: os temas de maior recorrência e as abordagens ao multiculturalismo. Os resultados indicaram a maior recorrência de narrativas sobre o funcionamento do universo e os asterismos de algumas etnias indígenas, além de narrativas sobre entes celestes, a construção de calendários, entre outros. Da abordagem ao multiculturalismo, identificou-se uma polarização entre um viés diferencialista, que valoriza as diferenças culturais dos grupos, e uma postura intercultural, com ênfase no diálogo entre variadas culturas.

Palavras-chave:
Ensino de ciências da natureza; Astronomia cultural; Multiculturalismo; Análise de materiais didáticos

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br