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Pesquisa em ensino de química1 1 - Há um debate entre os pesquisadores sobre o termo educação química ser mais apropriado para descrever a área de pesquisa. Entretanto, optou-se por seguir a terminologia ensino de química e ciências em consonância à área 46 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criada como ensino de ciências e matemática em 2000, posteriormente modificada para ensino em 2011. no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados2 2 - Os autores agradecem ao professor dr. Welington Francisco (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA) pela colaboração na discussão da divergência de categorização dos artigos analisados. Iara Terra de Oliveira agradece à CAPES pela bolsa de doutorado. Wilmo Ernesto Francisco Junior agradece ao CNPq pela bolsa de Produtividade em Pesquisa.

Resumo

Este artigo se propôs a mapear alguns parâmetros da Pesquisa em Ensino de Química no Brasil a partir de análise das publicações de seis periódicos especializados. Para tanto, foram empregados indicadores cienciométricos de produção e análise documental de 333 artigos publicados entre 2002 e 2017. Os resultados evidenciam crescimento das publicações sobre ensino de química, especialmente a partir de 2009, sendo a terceira área mais representativa dentro das ciências da natureza, com uma projeção de equiparação entre a física e a biologia. As publicações exibem predominância regional do Sudeste e do Sul e dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com uma tendência de crescimento da região Nordeste. Investigações com estudantes (ensino superior e médio) e professores da educação básica são os mais recorrentes. Quanto à natureza temática, prevalecem questões sobre o ensino e a aprendizagem sob a perspectiva do conhecimento teórico e prático do professor, ações pedagógicas em sala de aula, desenvolvimento de conceitos e do pensamento, já consolidados na área. No geral, estes dados sinalizam consonância com estudos internacionais e uma agenda de pesquisa focada em investigações empíricas e concentrada em questões de ensino e formação de graduandos e das práticas e saberes docentes. Os temas diversidade, tecnologias e espaços não escolares são ainda pouco representativos, podendo ser considerados lacunas de pesquisas. Dentre os desafios da área estão a maior participação das instituições escolares na produção do conhecimento, a diminuição das assimetrias regionais, bem como a colaboração internacional.

Pesquisa bibliográfica; Pesquisa em ensino de Química; Artigos científicos

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