Acessibilidade / Reportar erro

Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux

Critical pedagogy and the legacy of Paulo Freire for the democratisation of education: interview with Henry Giroux

Pedagogía Crítica y el legado de Paulo Freire para la democratización de la educación: entrevista a Henry Giroux

Resumo

Paulo Freire e Henry Giroux, autores de teorizações densas e originais, referências para a educação ao longo de décadas, ressignificam conceitos para tonificar a Pedagogia Crítica e sedimentar relações democráticas no ato educativo. No contexto do centenário de Paulo Freire, a presente entrevista proporciona o encontro entre esses dois grandes intelectuais, atados por uma afinidade epistemológica nutrida por uma longa e sólida amizade. Mediante memórias e olhares interpretativos a respeito da teoria freireana, Giroux reconhece a importância do legado de Paulo Freire e reafirma a relevância política e pedagógica de sua teoria como dimensão crucial para a democratização da escola e da sociedade.

Teoria freireana; Pedagogia crítica; Democratização da educação

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br