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Elementos da sociologia compreensiva de Max Weber: aplicação categorial para a pesquisa em educação1 1 - Pesquisa financiada com bolsa de pós-doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

Resumo

Trata-se, neste artigo, de uma introdução ao problema do sentido com o objetivo de anunciar sua aplicação em pesquisas em educação. É uma pesquisa de caráter teórico-conceitual, cuja base teórica da análise concentra-se em Max Weber, mas se remete, organicamente, à fenomenologia de Edmund Husserl e Alfred Schutz. Com base em Husserl, percebem-se os vários aspectos em que o sentido se dá: como sentido semântico, como sentido estrutural ou eidético, como sentido fundamentador ou lógico e como sentido de motivação. Na sociologia compreensiva de Weber destaca-se o sentido de motivação, que se manifesta via ações concretas do sujeito. Schutz retém de Husserl o sentido como anterior a ação, como produto da consciência, e de Weber, o sentido de motivação da ação, o que significa, em termos de aplicação categorial na noção de sentido, nas pesquisas em educação, a possibilidade de: a) apreensão do processo educativo como produção de sentido, o que significa apreendê-la na sua dimensão subjetiva; b) reflexão sobre o papel do sujeito e do objeto na relação de pesquisa; e c) potencialização da pesquisa sobre o processo educativo, na perspectiva da compreensão. Espera-se que os resultados possam ampliar o leque de expressões metodológicas nas pesquisas em educação que se ancoram na perspectiva fenomenológico-interpretativa.

Fenomenologia; Noção de sentido; Pesquisa em educação; Sociologia compreensiva

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