Acessibilidade / Reportar erro

Algumas compreensões sociofilosóficas da pedagogia freireana em periódicos ibero-americanos de educação 1 1 Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Nº BOL 88887.498657/2020-00, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) – Nº BOL0169/2018 e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – 423942/2018-2.

Some sociophilosophical understandings of Freire’s pedagogy in Ibero-American education journals

Resumo

Desde a década de 1960, após a experiência de alfabetização de jovens e adultos em Angicos/RN, que Paulo Freire alcançou reconhecimento internacional com sua proposta educativa emancipadora e humanizadora. Com o objetivo de investigar como os princípios político-pedagógicos freireanos têm sido abordados nas pesquisas em educação de países Ibero-americanos, foi realizado um levantamento bibliográfico no período entre 2007 e 2019, por meio do banco de dados eletrônicos da plataforma Redalyc, considerando apenas periódicos de língua portuguesa e espanhola, localizados em países membros da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), com exceção do Brasil. Ao utilizar a dinâmica da análise textual discursiva, duas categorias de análise foram constituídas: a influência da fenomenologia na pedagogia freireana; e o materialismo histórico-dialético como fundamento da práxis freireana. Destaca-se que a utilização de termos como intencionalidade, consciência, conhecimento e percepção explicitam a influência da fenomenologia nos estudos relacionados à pedagogia freireana, pois são conceitos que viabilizam um entendimento dos fenômenos nas relações sujeitoobjeto. Já conceitos como participação, dialogicidade, problematização, humanização, libertação e transformação social revelam a influência teórico-metodológica do marxismo nos estudos pautados na perspectiva educativa freireana, evidenciando a natureza dialética nas relações dos sujeitos entre si e com o mundo, mediatizados pela realidade material na qual estão inseridos historicamente.

Palavras-chave
Paulo Freire; Educação libertadora; Fenomenologia; Materialismo histórico-dialético

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br