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Elementos de reflexividade na socialização acadêmica de estudantes de primeira geração na educação superior

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como estudantes de primeira geração na educação superior elaboram expectativas e possibilidades de ação a partir da relação entre espaço acadêmico e origem social. Analisamos aspectos das trajetórias estudantis para interpretar a presença de elementos de reflexividade associados à socialização acadêmica. Com base em dez entrevistas em profundidade realizadas no ano de 2022 com estudantes de uma universidade federal tradicional, procuramos compreender como os estudantes organizam seus esquemas de ação, produzindo sentidos acerca da experiência universitária a partir de suas práticas cotidianas. Nas situações e nos posicionamentos expressos em seus depoimentos, identificamos enfoques instrumentais, morais e políticos que remetem a processos reflexivos metapragmáticos. Verificamos que as desigualdades experimentadas pelos estudantes na relação com os colegas e com a instituição levam a processos de socialização permeados por estranhamentos. O trabalho simbólico dos indivíduos sobre algumas dessas desacomodações reconfigura perspectivas de ação no enfrentamento das dificuldades. Os resultados mostram que os estudantes se mobilizam para permanecer e ter sucesso na universidade a partir de finalidades: instrumentais, de conquistar uma vida melhor; morais, de exercer uma responsabilidade para com suas famílias; e políticas, de compor mudanças sociais. Suas dinâmicas de individuação se fazem, assim, com a crítica ao ambiente acadêmico, a partir de esquemas cultivados no trânsito entre diferentes ambientes normativos.

Palavras-chave
Reflexividade; Práticas cotidianas; Educação superior; Trajetórias estudantis; Jovens

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