Acessibilidade / Reportar erro

Compreensão, aprendizagem e linguagem: uma abordagem hermenêutica 1 1 Este ensaio é parte de um projeto de pesquisa de pós-doutorado realizado com bolsa de estudos pós-doutorado sênior (PDS) da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ. Está sendpublicado com recursos do Edital 02/2021 do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI)/Decanato de Pós-Graduação (DPG) da Universidade de Brasília (UnB).

Understanding, learning and language: a hermeneutic approach

Resumo

Este ensaio responde a um problema. Na conferência Educação é educar-se, Gadamer procura justificar a proposição segundo a qual só é possível aprender pela conversação. Todavia, ele não apresenta tal justificação, mas se resume a relatar experiências pessoais com aprendizagem. Assim, este ensaio assume o desafio de justificar sua proposição. A fim de delimitar o problema, a concepção de linguagem aqui pressuposta se baseará metodologicamente apenas em Verdade e método. Em sua obra capital, Gadamer concebe a linguagem estritamente como palavra. A partir daí, este ensaio desenvolve-se resumidamente assim. A compreensão é condição de possibilidade da aprendizagem, pois não é possível aprender algo incompreendido. Compreender significa apreender o sentido de algo, torná-lo familiar. Aprender, por sua vez, requer a aquisição da habilidade necessária para realizar uma atividade relacionada à coisa compreendida. Ora, para aprender a fazer algo, é necessário primeiro elaborar em seu ser o que deve ser aprendido. Senão, permanece indeterminada a coisa mesma da qual deve se ocupar a aprendizagem. Para elaborá-la em seu ser, há apenas um meio: a linguagem, a palavra. A linguagem possibilita determinar o que é aquilo com que alguém está lidando. Assim, este ensaio consiste em um percurso que começa com a determinação da compreensão e aprendizagem como experiência. Então, a experiência estrutura-se como jogo e, por fim, como linguagem, cujo autêntico ser é a conversação. Eis, enfim, como se justifica a proposição segundo a qual só é possível aprender pela conversação.

Palavras-chave
Compreensão ; Aprendizagem; Experiência; Jogo; Linguagem

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br