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Saber e ensinar frações: concepções e práticas de professores do ensino fundamental 1 1 - Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito dos projetos do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020. Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi disponibilizado no RepositoriUM e pode ser acessado em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/48665?mode=full

Knowing and teaching fractions: conceptions and practices of elementary school teachers

Resumo

O saber do professor determina a qualidade das suas práticas. Porém, nem sempre o professor consegue colocar em prática as suas ideias. No caso particular dos números racionais, reconhece-se que esse é um tópico importante, mas também difícil de ensinar. Mais vezes do que o desejado, assistimos a um desalinhamento entre as ideias dos professores sobre as frações e as suas ideias para o ensino desses números. Este artigo analisa as concepções e ideias sobre as práticas dos professores do 1º. ciclo do ensino básico (anos iniciais do ensino fundamental) relativamente às frações, procurando responder às seguintes questões: 1) Que ideias têm os professores sobre as frações? 2) Como entendem que deve ser o seu ensino? Para o efeito, foram entrevistados 31 professores do ensino público português, com diversos anos de experiência no ensino. Foi conduzida uma entrevista individual semiestruturada, que procurou explorar conceitos e propriedades dos números racionais, em particular das frações, e a resolução de problemas envolvendo esses números. Os resultados obtidos evidenciam fragilidades dos docentes no conhecimento matemático sobre o conceito de fração, nomeadamente no domínio dos diferentes significados de fração, e na tradução dos diferentes modos de representação de frações. Na resolução de problemas envolvendo frações para a sala de aula, identificaram-se dificuldades, particularmente em situações que envolviam quantidades discretas e na marcação de números fracionários na reta numérica. Esses resultados parecem apelar a um ideal de formação contínua de professores que possa ir apoiando e atualizando as suas práticas letivas.

Ensinar frações; Concepções dos professores; Conhecimento didático; Ensino fundamental

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