Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagem do respeito por meio da Educação musical nas escolas

Resumo

Esse artigo trata do ensino da virtude Respeito por meio da contação e da sonorização de história em aulas de Educação Musical. A fundamentação teórica está na filosofia de Aristóteles. A hipótese é que a Ética pode ser ensinada, por meio de virtudes, nas aulas de Educação Musical nos Anos Iniciais – Ensino Fundamental. Os objetivos da pesquisa são: estabelecer a relação entre Ética e Educação Musical e realizar uma atividade sobre a virtude Respeito. A pesquisa é qualitativa. É possível concluir que os alunos compreenderam o significado da virtude Respeito e a relevância da prática de virtudes para o convívio em sociedade.

Ética; Respeito; Educação Musical

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br